Padrão Para Certificação de Cadeia de Custódia (FSC-STD 40-004 V2-1 BR). O Padrão FSC de Cadeia de Custódia é o padrão mais utilizado pelas empresas no Brasil e no mundo que buscam uma certificação que garanta a origem dos insumos de origem florestal. Trata-se de uma norma internacional desenvolvida pelo FSC (Forest Stewardship Council). Aqui no site da Inovação Ambiental você poderá fazer o download da última versão disponibilizada gratuitamente pelo FSC Internacional. Vale lembrar que deve-se sempre consultar o site do FSC para a verificação de novas versões. Clique aqui e faça o download do arquivo em pdf do padrão.


Requisitos Para Uso Das Marcas Registradas Do FSC Por Portadores De Certificados (FSC-STD 50-001 V1-2 BR). É o Padrão FSC que orienta e normatiza as empresas que possuem um certificado FSC válido no que se refere ao uso das logomarcas e marcas registradas do FSC. O uso indevido por empresas não certificadas pode acarretar em sérios problemas para as empresas.Trata-se de uma norma internacional desenvolvida pelo FSC (Forest Stewardship Council). Aqui no site da Inovação Ambiental você poderá fazer o download da última versão disponibilizada gratuitamente pelo FSC Internacional. Vale lembrar que deve-se sempre consultar o site do FSC para a verificação de novas versões. Clique aqui e faça o download do arquivo em pdf do padrão.


Classificação de Produto FSC (FSC-STD 40-004a V2-0 BR). É um adendo ao Padrão de Cadeia de Custódia FSC que apresenta qual a classificação de produtos considerada pelo FSC para que as organizações possam definir seus grupos de produtos FSC. Trata-se de uma norma internacional desenvolvida pelo FSC (Forest Stewardship Council). Aqui no site da Inovação Ambiental você poderá fazer o download da última versão disponibilizada gratuitamente pelo FSC Internacional. Vale lembrar que deve-se sempre consultar o site do FSC para a verificação de novas versões. Clique aqui e faça o download do arquivo em pdf do padrão


APOSTILAS DA INOVAÇÃO AMBIENTAL

Muitas organizações, ao se certificarem, não recebem orientações de como devem proceder para obter e utilizar o selo do FSC em seus produtos ou de forma promocional. Colocamos a disposição um guia de como obter e utilizar o selo a partir do download oficial do selo FSC. Clique aqui e obtenha o arquivo.


Com a mudança do site do FSC Internacional, a Inovação Ambiental desenvolveu uma pequena apostila com o objetivo de orientar seus clientes sobre fazer o acesso ao novo portal para consulta da validade de portadores de certificados FSC. Quem era cliente da Inovação Ambiental sempre recebe informações atualizadas mas, mesmo para aqueles que não são nossos clientes e estão precisando de informações quanto a como consultar a validade de um certificado FSC, disponibilizamos em nosso site gratuitamente a nossa apostila. Vale lembrar que deve-se sempre consultar o site do FSC para a verificação de atualizações no portal. Clique aqui e obtenha o arquivo.


ARTIGOS

Trata-se de um estudo de caso referente à certificação em Cadeia de Custódia FSC (Forest Stewardship Council) na indústria gráfica brasileira, mais precisamente no município do Rio de Janeiro. Este artigo aborda especificamente o cenário da indústria gráfica carioca por se tratar do primeiro município em que uma parceria entre entidades de classe do setor gráfico promoveu condições para que um conjunto de pequenas e médias empresas de impressão pudessem adequar seus sistemas de gestão para um modelo com reconhecimento internacional e passível de certificação independente. Para o download, clique aqui.


O QUE É AVCB, CADRI E LICENCIAMENTO AMBIENTAL 

O que é Licenciamento Ambiental, como obter e quando ele é necessário.


O que é AVCB e como ele funciona.


CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental